Skip to content

As Invisíveis

As Invisíveis

Rita Pereira Carvalho

Seria redutor dizer que este livro da generosa coleção da Fundação Francisco Manuel dos Santos é um livro sobre trabalhadores (na maioria mulheres) da limpeza. É um pequeno livro sobre a realidade de quem trabalha nas limpezas mas é também um livro sobre famílias, filhes, relações, invisibilidade, força, bravura, resistência mas acima de tudo uma boa ferramenta de análise ao nosso privilégio.

Numa altura em que há tantas teorias sobre maternidade, paternidade e parentalidade; em que há tanto julgamento e pressão; em que se condena quem não age assim ou assado… É bom poder ter um reality check. Porque mesmo nas nossas dificuldades, muitos de nós temos uma enorme dose de privilégio. Como seria acordar todos os dias às 3h da manhã para atravessar uma cidade, cumprir dois ou três trabalhos precários? Onde ficam a família e filhes? Como seria ter trabalhos sem protecção, sem licenças, sem horas extra? Como seria não ter sítio onde deixar filhes sem idade para enfrentar a jorna? Onde fica a felicidade? Os sonhos? O descanso? O lazer?

Que a sociedade se torne cada vez mais atenta aos “invisíveis” (ou àqueles que escolhe não ver?), que possamos ser actives na busca por soluções para todes.

outras leituras

A Maternidade e o Encontro com a Própria Sombra - Laura Gutman

A Maternidade e o Encontro com a Própria Sombra

Laura Gutman
Little Labours - Rivka Galchen

Little Labours

Rivka Galchen
See Red Women's Workshop

See Red Women’s Workshop

See Red Women's Workshop