Março é o mês da Luta pelos Direitos das Mulheres (como se não fossem todos). Este mês, as leituras serão dedicadas ao tema.
«Teoria Feminista» é uma obra fundamental do feminismo negro. Acessível e prático, é um livro que aborda os processos de opressão das mulheres negras, das mulheres marginalizadas pela sociedade e que demonstra como a luta feminista é fundamental na luta contra o sistema patriarcal racista e heteronormativo. O feminismo – constantemente atacado e demonizado – é a possibilidade de transformação e criação de uma sociedade antirracista, antissexista, anti-homofóbica, antitransfóbica, anticapitalista. Com um foco importantíssimo na educação, como motor da revolução do futuro, abrange temas como a parentalidade revolucionária (que assenta na igual importância de progenitores), a violência, a opressão sexual, o papel dos homens como parceiros de luta, a sororidade e tantas outras questões fundamentais.
A revolução feminista negra é a luta pela libertação e fim de opressão sobre todes. Este pequeno livro é uma revolução. bell hooks é uma revolução.